quinta-feira, 14 de junho de 2012

Um brinde !

Os povos antigos olhavam a bebida, no caso o vinho, como uma dádiva dos Deuses, e sempre apontava o canecão pro alto como saudação antes da lapada. Quem começou com essa onda e com esse ato sadio de agradecer ao papai do céu a sagrada cachacinha foram os gregos e os fenícios, está registrado no livro “Toasts for Every Occasion”
Os romanos já lançaram uma moda mais comum por aqui. Quem nunca viu a coroada jogando o primeiro gole no chão e anunciar “pro santo!”?
Pois é, até aí está tudo bem. O lance tenso vem depois. O brinde era coisa obrigatória para selar o fim de um conflito. Depois da caozada resolvida, o vence dor tinha que dar o primeiro gole para provar que não iria envenenar o novo coleguinha.
E, o ato de dar a batidinha costumeira no copo do camarada, tão comum na contemporaneidade, é por que usavam o “tim-tim” na esperança de que, caso houvesse veneno, o maldito se depositaria no fundo da tulipa.
Na Grécia essa parada de envenenamento também justifica aquela máxima do grito “Saúde!”, que é realizada antes da manguaça, era uma promessa de que a bebida não estaria sabotada.
Isso nos ajuda a dar mais valor aquele sossego costumeiro naquela mesinha de ferro, com a garrafa na mesa, rodeado de boas risadas. Não temos decisões importantes ou tensões de risco de vida para reprimir.
Há crenças que dizem que caso você esteja bebendo uma bebida alcoólica e brinde com alguém que esteja bebendo algo que não seja alcoólico, seus desejos seriam trocados.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

São Longuinho,São Longuinho ...

O jeito mais prático de achar algo que perdeu ou sumiu é, dar três pulinhos para São Longuinho, o dia de São Longuinho é comemorado no dia 15 de março, sendo conhecido principalmente no Brasil e na Espanha, Longuinho provem de Longinus que por sua vez, vem do grego lonkhe, que significa lança.
De acordo com pesquisadores, São Longuinho na realidade se chamava Cássio. Ele foi um dos responsáveis pela vigia de Cristo na cruz, segundo relatos do padre Aparecido Pereira, na Sexta-Feira Santa, Cássio encravou sua lança no coração de Cristo e foi atingido por um jato de sangue em seus olhos. Ele sofria de problemas de vista, mas depois do incidente foi curado, a partir desse momento converteu-se ao Cristianismo.
São Longuinho

Superstições

Segue umas superstições abaixo que não consegui achar a história, se acharem por favor comentem ;)
  • Coceiras: Se a palma da mão direita coçar, é sinal que irá receber dinheiro. Se a palma da mão esquerda é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.
  • Elefantes: Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.
  • Aranhas: Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.
  • Cachorros: quando algum cachorro esta uivando deve-se colocar o pé direito corretamente em um calçado e virar o pé esquerdo e pisar em cima, então o cachorro para na hora.
  • Divisão da Calçada: Se caso você pisar em uma divisa da calçada,isso causará dores no corpo.
  • Teatro: A obra “Macbeth” de Shakespeare, é conhecida como a peça que mais azar dá, quando é posta em cena há sempre problemas e os actores nunca a chamam pelo seu nome, mas sim por “peça escocesa”.
  • Despedidas: Nunca se deve despedir de um amigo numa ponte pois jamais o verá!
  • Queijo: Quem come muito queijo perde a memória, fica esquecido.
  • Pão 1: Ao amassar do pão, a padeira desenha 3 cruzes na massa e reza: Deus te abençoe,Deus te faça pão,
    Deus te dê a sua bênção
    E te acrescente.
  • Pão: Quando o pão cai no chão, deve ser beijado por quem o deixou cair, porque está lá Nosso Senhor.
  • Carteira no chão: Não devemos colocar a carteira no chão se não quisermos perder dinheiro.
  • Arrepio: Se sentir um arrepio repentino isso significa que alguém acabou de passar por cima da sua futura sepultura.
  • Buda: O buda, virado para a parede, trás fortuna.
  • Aniversário: Deve pedir-se um desejo ao cortar a primeira fatia do bolo de aniversário.
  • Chávena: Se encher uma chávena de chá a mais, isso significa que terá uma visita indesejável em breve.
  • Roupa do avesso: Se alguém vestir uma peça de roupa do avesso vai receber uma prenda! Se calçar a meia do avesso, vai receber uma boa notícia.
  • Copo: Não se deve brindar com água, isso reverte os seus desejos; partir um copo em dia de festa, trás felicidade!
  • Chapéu: Colocar o chapéu sobre a cama dá azar
  • Sinos: O badalar de sinos espanta os demónios
  • Garfo: Deixar cair um garfo indica que a pessoa receberá uma visita masculina.
  • Janelas: Quando alguém morre, as janelas devem abrir-se para a alma poder sair
  • Roupa interior azul: Noiva que use roupa interior azul, morrerá cedo.
  • Chifre: Ter um chifre em estabelecimento comercial, atrai clientes e dá boa sorte.
  • Figa: Ter o símbolo de uma figa atrás da porta, dá boa sorte.
  • Árvore de Natal: Queimar ou cortar uma árvore de Natal traz má sorte. 
  • Pesca: A existência de crianças a bordo durante uma viagem de pesca dá sorte, mas a presença de um padre dá azar.
  • Facas: Cruzar facas numa mesa aquando de uma refeição, atrai infelicidade ou desgraça.
  • Velas,Lâmpadas e Cigarros: Acender 3 velas ou 3 lâmpadas num mesmo quarto pode ser prenúncio de morte. Uma tradição de guerra diz que também é perigoso acender 3 cigarros com o mesmo palito de fósforo, pois o primeiro cigarro mostra o alvo ao inimigo, que mira no segundo e atira no terceiro.
  • Dormir: Dizem que não é bom dormir com as portas do guarda-roupa abertas e nem com os sapatos virados com a sola para cima.
  • Dizer a palavra azar: Algumas pessoas não dizem a palavra azar, pois dizem que o simples fato de dizê-la é ruim. Preferem dizer má sorte, falta de sorte e por aí vai.

O risco dos deuses

   “Estrela que cai”, é como as pessoas geralmente se referem à risca luminosa que vez ou outra aparece no céu, momento em que, segundo a crença popular, um pedido deve ser feito pelo observador, porque é quase certo que esse desejo irá se realizar. Essa superstição existe desde tempos imemoriais, pois os homens e mulheres de antigamente acreditavam que aquele traço brilhante que viam percorrer o espaço num piscar de olhos, era parte do reino dos deuses que caíra por acidente quando eles abriam buracos na abóbada celeste, para espiar o nosso mundo. Assim, as estrelas cadentes seriam indícios de aberturas ao mundo das entidades divinas, e por isso mesmo um pedido lhes poderia ser formulado.
Na verdade estamos nos dirigindo a um meteoro que sequer é capaz de emitir luz.

Faz bem jogar uma moeda na fonte

 Uma lenda tradicional sustenta que o visitante que atirar uma moeda na fonte garante seu retorno a Roma. Para aqueles que não sabem , uma interpretação atual é que duas moedas atraem um novo romance e três dizem que um casamento ou um divórcio. Outra versão desta lenda é que ela traz muita sorte a quem jogar três moedas com a mão direita sobre o ombro esquerdo na fonte. Na Fontana di Trevi, em Roma, cerca de 3000 € por dia terminam no fundo da fonte.De vez em quando todo esse dinheiro deve ser removido e depois de separadas são destinadas a instituições de caridade,como por exemplo existe um supermercado para necessitados romanos,criando e mantido com as moredas.
Não se sabe se o desejo é realizado, mas não pode negar que a fonte traz realmente sorte.

As superstições pelo mundo todo

• Nos EUA, quando alguns sujeitos veem um gato caolho, cospem no dedo polegar, o esfregam na palma da mão e fazem um desejo. Eles garantem que funciona
• Na Islândia, se uma mulher grávida beber de um copo trincado, está correndo sérios riscos de ter um filho com lábio leporino
• Em Roma, na Itália, cruzar com um grupo de freiras é sinal de extrema má sorte. Para superar o azar, as pessoas tocam as próprias partes íntimas
• Na virada do ano, é costume na Rússia queimar um papel com um desejo escrito, colocar as cinzas num copo de champanhe e, então, tomar a bebida
• Na Bolívia, bonecos de argila recheados com dinheiro ou outras coisas atrairiam esses objetos para os donos. Basta que um cigarro colocado aceso na boca dos bonecos seja "fumado" até o final
• Em Malta, as igrejas com duas torres têm um relógio afixado em cada uma delas, só que os dois mostram horários diferentes. Isso é feito para o Diabo não saber a hora certa da missa
• Na Tailândia, quase todas as lojas são enfeitadas com um pênis de madeira, símbolo de fertilidade e riqueza. Os objetos - alguns com até 2 metros de comprimento! - também decoram templos
• Para ter namorado no Japão, as moças escrevem o nome do sujeito no braço esquerdo e cobrem com um pedaço de esparadrapo por três dias. Após uma semana o cidadão estaria caído de amores pela garota

Torça para sua orelha direita estiver quente, mas se a orelha esquerda estiver quente...

Se sua orelha direita ficar quente de repente, fique tranqüilo, pois estão falando bem de você. Mas se for a esquerda que estiver pegando fogo, alguém resolveu te criticar pelas costas. Nesse caso, vá falando o nome dos suspeitos até a orelha para de arder. Para se vingar ainda mais, morda a dedo mínimo da mão esquerda, que a pessoa morderá a própria língua.
Não se sabe ao certo quando surgiu a crença de que, se alguém estiver falando mal de você, suas orelhas "pegarão fogo". Mas, ainda em meados do século 1, o historiador romano Plínio, o Velho, tentou achar uma explicação. Para ele, a origem da superstição estaria ligada à ideia, difundida na época, de que no ar existiria uma espécie de "mercúrio universal", substância que permitiria a transferência de energia entre pessoas. Assim, quando alguém fala de você, mesmo estando a léguas de distância, as palavras acabam chegando a seus ouvidos. Seja como for, caso sinta as orelhas quentes, não custa nada saber qual a receita para contra-atacar o falatório alheio: basta morder de leve o dedo mindinho da mão esquerda para que o fofoqueiro dê uma baita mordida na própria língua!

Nhoque da fortuna

A simpatia de comer nhoque todo dia 29, com uma nota de dinheiro cuidadosamente guardada embaixo do prato para atrair fortuna, é de origem italiana.
A tradição conta que foi na Itália que São Genaro apareceu de surpresa na noite de 29 de dezembro, vestido como um pobre andarilho. Ele pedia comida e foi acolhido por um jovem casal, com quem o santo dividiu um prato de nhoque. Agradecido, São Genaro fez com que uma boa quantidade de dinheiro aparecesse debaixo do prato dos generosos anfitriões. Em anos bissextos, a tradição é ainda mais especial, pois é possível comer nhoque também no mês de fevereiro.
Para dar sorte os 7 primeiros pedaços de nhoque devem ser comidos de pé. Depois, ao sentar-se, é preciso depositar o prato sobre uma nota e saborear o resto.

Sempre cruze os dedos

É costume cruzar os dedos ao fazer um pedido, contar uma mentira ou diante de algum perigo. O gesto, que evoca uma cruz, afasta a má sorte e as influências maléficas.
Do passado os humanos coservavam o hábito de cruar os dedos em formato de cruz, quando algúem formula um desejo, conta uma mentira ou enfrenta algum perigo. Alguns autores acreditam que este gesto surgiu nos primeiros tempos do cristianiso, com a intenção de formar uma espécie de escudo protetor contra a má sorte e influências maléficas, enquanto outros pensam que sua origem é bem anterior a esse período, remontando à época em que o paganismo dominava absoluto.

Porque se vestir de preto nos funerias ?

Estudos antropológicos indicam que a provável origem dessa tradição estava no medo dos vivos de serem possuídos pelos espíritos dos mortos. Assim, nos ritos funerários os homens primitivos pintavam seus corpos de negro para se camuflar e impedir que a alma do falecido entrasse em seu corpo.

Sempre deixe a vassoura atrás da porta

Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz as visitas indesejáveis irem embora logo. A vassoura deve ser guardada na posição vertical para evitar desgraças. Crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade. Essa história de que a vassoura atrás da porta tem grande poder surgiu na Idade Média, entre os populares, devido à associação da figura da bruxa com o objeto. A vassoura era a forma que as bruxas tinham de invocar proteção e camuflar seus poderes.Outro possível motivo para o surgimento da superstição é o fato de a vassoura ser um instrumento de limpeza. Nesse caso, ela estaria relacionada também à purificação energética, espiritual, emocional ou psíquica do ambiente. E sua colocação atrás da porta da casa, que simboliza o local que divide a energia externa e a interna, traria proteção aos moradores. Com isso, a vassoura serviria para afastar tudo aquilo que não desejamos.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Superstições de Casamento

Bom quer seja para as cumprir, quer seja para sorrir, as superstições do dia do casamento existem, descubram quais são:
Noivado:

  • Uma mulher não deve casar com um homem cujo apelido comece com a mesma letra que o dela.
  • Uma mulher só deve pedir um homem em casamento nos anos bissextos, de outra forma arrisca-se a que o casamento não dê certo.
  • A noiva não deve remover o seu anel de comprometida ate ao dia do casamento para não dar azar ao casamento.
  • Os anéis de noivado e as alianças de casamento devem ser usadas no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo existe uma veia que vai directa ao coração.

  • Dia do casamento:

  • Se a noiva chorar no dia do casamento, é bom sinal, pois essas serão as últimas lágrimas que derramará em todo o seu casamento.
  • Se o noivo deixar cair a aliança de casamento durante a cerimónia, o casamento não será dotado de boa sorte.
  • Os votos não devem ser ditos depois de as horas começarem a andar para trás, ou seja, depois das 18:00.
  • O sábado é o dia menos feliz para realizar um casamento.
  • O noivo deve chegar à igreja antes da noiva e deve entrar na igreja com o pé direito.
  • A menina das flores anuncia a noiva com flores como símbolo de fertilidade.
  • Se a irmã mais nova casar primeiro que a mais velha, a mais velha deve dançar descalça no dia do casamento da irmã. Se não o fizer, nunca encontrará um marido.
  • Dá sorte casar num dia da semana em que o noivo tenha nascido, ou mesmo no seu dia de aniversário.

  • Roupas:

  • A noiva não deve ajudar, nem ser ela a confeccionar o seu vestido de casamento.
  • Emprestar um vestido de casamento significa boa sorte para quem o recebe e má sorte para quem o empresta.
  • As damas de honra servem para confundirem os maus espíritos, para que não saibam quem é a noiva.
  • Usar pérolas no dia do casamento significa que por cada pérola serão derramadas lágrimas de tristeza.
  • O véu protege a noiva dos maus espíritos.
  • Se a noiva rasgar o seu vestido no dia do casamento significa que o seu casamento terminará com morte.
  • É considerado sinal de boa sorte se a noiva encontrar uma aranha no seu vestido de noiva no dia do casamento.

  • Bolo de Casamento:

  • A noiva e o noivo cortam juntos a primeira fatia de bolo para assegurarem uma vida de partilha.
  • As convidadas solteiras deverão levar para casa uma fatia de bolo de casamento e colocá-la debaixo da almofada, desta forma sonharão com o homem com quem irão casar.

  • Depois do Casamento:

  • O primeiro a adormecer na noite de núpcias será o primeiro a morrer.
  • Depois de casar, e quando entrar na nova casa pela primeira vez, a noiva não deve tropeçar nem cair, para que o casamento corra sem percalços. Daí a tradição do noivo levar a noiva ao colo quando entram na nova casa depois do casamento.
  • Atirar arroz, flores ou confetis aos noivos significa um casamento com fertilidade
  • Qual será o sexo do bebê ?

    Existem algumas crenças para tentar adivinhar. Pedir a futura mamãe que mostre a mão uma delas. Se ela estender com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, nascerá uma menina. Existe também a linguagem do ventre. Se for pontudo e saliente, sinal de que um menino está para chegar. Arredondado e crescendo para os lados? Menina à vista. Outros fazem o teste da tesoura, pegue duas tesouras e coloque embaixo de dois travesseiros, um travesseiro com uma tesoura aberta e o outro com uma tesoura fechada, se a grávida sentar no travesseiro que tiver a tesoura aberta é menina, caso contrário é menino !

    Carregando um pé de coelho

    A superstição, nascida no século VII aC, dizia que o coelho era considerado um talismã. Seu pé traseiro foi a maneira mais fácil de se beneficiar da sorte do animal. Além disso, os chineses consideram que ele é um sinal de prosperidade. Algumas culturas acreditam que o pé de coelho ajuda a promover a reprodução, aumentando as chances de engravidar.
    Existem registros,também, de que em plena Idade Média (século XIII), durante os terríveis invernos europeus, as pessoas pobres se amontoavam no interior de suas casas com os animais domésticos, todos bem juntos, para aproveitar o calor corporal de cada um. Nessa época as casas dessa gente não tinham nem luz nem qualquer tipo de isolamento térmico, e como porcos, ovelhas, carneiros e outros animais ficavam juntos e agrupados, é perfeitamente aceitável a ideia de que uma jovem mãe, tremendo de frio, pudesse pegar uma pequena lebre que se aninhava a seu lado e deixá-la mamar em seu seio, só para aproveitar o calor que o pelo do pequeno roedor lhe transmitia. Foi dessa forma, assegura a tradição, que as lebres passaram a ser vistas como ótimas companhias. Ao mesmo tempo surgiu na Grã-Bretanha a crença de que as lebres eram criaturas mágicas que traziam boa sorte, nascendo daí a certeza que o osso do pé desses animais, fácil de carregar, curava doenças caso fosse mantido junto ao corpo de quem estivesse sofrendo de algum problema físico.
     

    Um trevo de quatro folhas

    Tudo indica que é por causa da sua raridade na natureza. Presente na maioria das regiões temperadas e subtropicais do planeta, o trevo – como já diz seu nome científico Trifolium repens – normalmente produz apenas três folhas. Além disso, o número quatro é considerado mágico em muitas culturas, por vários motivos: são quatro os pontos cardeais, as estações do ano, os elementos alquímicos (terra, ar, fogo e água) e as fases da Lua. Quatro são as letras do nome de Deus (YHVH, Javé) entre os hebreus; número também dos evangelistas e dos braços da cruz, entre os cristãos. “Por fim, a soma dos quatro primeiros números resulta em dez, símbolo de completude sagrado para os pitagóricos e, claro, base do sistema decimal”, afirma o filósofo Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em religiões. Acredita-se que o uso do trevo de quatro folhas como talismã tenha se originado com os druidas, sacerdotes dos celtas, povo que ocupou a Europa no primeiro milênio a.C.
    Mas uma lenda diz que, quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, Eva levou um trevo de quatro folhas, como lembrança de seus dias no Paraíso.

    Ao redor do mundo ! - Vídeo

    http://www.youtube.com/watch?v=8yPJwjEE3oI&feature=player_embedded
    Um vídeo sobre superstições ao redor do mundo. Vai ser meio complicado porque ele ta todo em inglês, mas mesmo assim é muito bom pra entender superstições sobre todas as regiões do mundo todo. Espero que vocês gostem (:

    segunda-feira, 11 de junho de 2012

    Sempre é bom ter sal grosso em casa

    O sal é um cristal, e como tal, acredita-se que tem a capacidade de reter energias negativas. Assim, algumas pessoas tomam banho ou colocam um copo com água e sal grosso na casa, ou jogam no telhado como vc disse, nessa idéia de fazer com que esse sal retire todas as energias negativas de pessoas que passem por você ou sua casa ! Acredita-se, ainda, que o sal grosso espanta o mal olhado, a inveja. Hoje em dia, existem até colares e anéis com pingentes de sal grosso e símbolos que evitam energias negativas. Colocar sal grosso em um pote na janela da cozinha espanta qualquer tipo de pensamento negativo e problema. Existe também aquelas "simpatias" em que se usa o sal grosso. O filósofo grego Platão afirmava que o sal era“uma graça especial dos deuses”. No Novo Testamento, Jesus diz aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra”. Em meados da Idade Média tinha-se como comum o pensamento de que ele afastava o demônio porque “era a marca da eternidade e da pureza, uma vez que jamais apodrecia ou se corrompia”. Povos antigos atribuíam ao sal poderes afrodisíacos e acreditavam que sua carência diminuía a potência sexual dos homens.
       pingente de sal grosso

    Gatos

    São inúmeras as superstições envolvendo gatos. As mais conhecidas são a dos gatos pretos, mas existem, ainda, diferentes superstições envolvendo os felinos. A mais estranha vem do continente americano: ao cruzar-se com um gato que tenha apenas um olho, cuspa no polegar e esfregue-o, de seguida, na palma da mão enquanto formula um desejo. Este se realizará.
    Na Escócia, acredita-se que o aparecimento de um gato preto na sua varanda vai trazer-lhe prosperidade. Já na Itália, acredita-se que o espirro de um gato é bom presságio para todos aqueles que o ouvirem. Nos Estados Unidos, ver um gato branco à noite dá azar, mas sonhar com este gato branco traz sorte. No século 16, quem visitasse um lar inglês tinha sempre que beijar o gato da família, para trazer sorte. Existem, ainda, presságios feitos por gatos. Gatos podem predizer o tempo: Quando vai ventar eles unham os tapetes e cortinas; é muito provável que chova se um gato limpa muito suas orelhas. Na mitologia, acreditava-se que o gato possuía grande influência sobre o tempo. Bruxas cavalgavam sobre as tempestades sob a forma de uma gato. Os cães eram o símbolo do vento, os gatos de chuva torrencial. Talvez venha daí a expressão "chover cães e gatos". Quem nunca ouviu aquela velha história de que, se você tiver um gato e for mudar de casa, deve passar manteiga nas patas deste para que ele não fuja ? Não existe uma explicação comprovada para isso.

    P.S.: Achei um blog ÓTIMO onde tem tudo sobre superstições com gatos. Deem uma passadinha lá : http://www.becodosgatos.com.br/folc.htm

    Deixe uma borboleta entrar dentro da sua casa

    Superstições assombram as borboletas desde a Antiguidade. Para os egípcios, quando uma pessoa morria, o seu espírito deixava o corpo sob a forma de borboleta. A crença viajou até Roma, passando pela Grécia, onde a palavra psiké, a psique, servia ao mesmo tempo para a alma, o espírito e a borboleta. Segundo a superstição japonesa, acreditam que a borboleta representa a renovação da vida, e quando duas delas estão juntas representam o amor, no entanto várias delas juntas é sinal de que maus dias virão; e quando uma borboleta entrar na sua casa, com certeza alguém que você gosta o visitará! Algumas pessoas acreditam que as borboletas vem no primeiro dia do ano “avisar” sobre como será aquele ano para a pessoa. Se a borboleta for branca, a boa sorte está garantida. Mas se for preta… O problema é que algumas pessoas acreditam de verdade nisso e matam as pobres borboletas pretas, que são chamadas de “bruxas” em algumas regiões do país.  Dizem que quando as borboletas azuis volteiam voando em nossa volta é sinal de boas notícias a caminho e quando as borboletas marrons, a que se chamam de "bruxas" e principalmente quando elas entram dentro de casa, é sinal de má notícia ou uma perda que vem com um grande aborrecimento. Se ela morrer dentro da própria casa, sem ninguém tocar ela, é sinal que o mal foi cortado.
     - sorte

     - azar. 

    Quando entrar em algum lugar,entre com o pé direito

    A superstição de entrar em algum lugar com o pé direito para dar sorte é de origem romana. Nas grandes celebrações dos romanos, os donos das festas acreditavam que entrando com tal pé, evitariam agouros na ocasião da festa. A palavra “esquerda” significa do latim, sinistro, daí já fica óbvia a crença do lado obscuro dos inocentes pés esquerdos. Foi a partir daí que a crença se espalhou por todo o mundo. Bem, todo mundo conhece essa expressão : braço direito. Este também é um exemplo clássico de forma de superstição sobre o lado direito. No Antigo Egito, Set, deus das trevas, da noite e do mal, era chamado de “olho esquerdo do Sol”.
    No budismo, Buda descreve que no caminho para o Nirvana, são encontradas duas opções: uma representada pelo caminho da mão esquerda, a via errada, que se deveria evitar, dando preferência ao caminho da mão direita que seria o caminho da salvação. Já no cristianismo, Cristo representava os eleitos como estando à direita e os condenados à esquerda.
      

    O número 13 dá azar

    O medo do número 13 tem suas origens na mitologia nórdica. Em um conto bem conhecido, 12 deuses foram convidados para jantar no Valhalla, a sala do banquete magnífico em Asgard, a cidade dos deuses. Loki, o deus da discórdia e do mal, chegou de bicão, aumentando o número de participantes para 13. Os outros deuses tentaram expulsar Loki, e na luta que se seguiu, Balder, o favorito entre eles, foi morto.
    Os escandinavos evitavam jantares de 13 membros e não gostavam do número 13 em si, crença que se espalhou para o resto da Europa. Ela foi reforçada na era cristã pela história da Última Ceia, em que Judas, o discípulo que traiu Jesus, foi o décimo terceiro convidado da ceia.
    Muitas pessoas ainda se assustam com o número, mas não há evidências estatísticas deque de 13 dá azar
    .

    Um gato preto cruzar seu caminho é sorte/azar

    Muitas culturas concordam que os gatos pretos são presságios poderosos – mas eles significam coisa boa ou má?
    Os antigos egípcios reverenciavam todos os gatos, pretos ou não, e foi lá que começou a crença de que um gato preto cruzar seu caminho traz boa sorte. Sua reputação positiva é registrada novamente muito mais tarde, no início do século XVII na Inglaterra: o rei Charles I tinha um gato preto como animal de estimação. Após a sua morte, ele disse ter lamentado que sua sorte tinha ido embora. A suposta verdade da superstição foi reforçada quando ele foi preso no dia seguinte e acusado de alta traição.
    Durante a Idade Média, as pessoas em muitas outras partes da Europa tinham uma crença bastante oposta. Elas achavam que os gatos pretos eram os “familiares”, ou companheiros, de bruxas, ou mesmo as próprias bruxas disfarçadas, e que um gato preto cruzar seu caminho era uma indicação de má sorte – um sinal de que o diabo estava vendo você.
    Esta parece ter sido a crença dominante que os peregrinos trouxeram quando vieram para a América, o que talvez explique a forte associação entre os gatos pretos e a bruxaria que existe no país até hoje.

    Pendurar uma ferradura em forma de U para a boa sorte

    A ferradura é considerada um amuleto de boa sorte em uma ampla gama de culturas. A crença em seus poderes mágicos remonta aos gregos, que pensavam que o elemento ferro tinha a capacidade de afastar o mal. Não só o ferro, mas a forma da lua crescente para os gregos no século IV era um símbolo de fertilidade e boa sorte.
    A crença nos poderes talismânicos de ferraduras passou dos gregos para os romanos, e deles para os cristãos. Nas Ilhas Britânicas na Idade Média, quando o medo da bruxaria era galopante, as pessoas penduravam ferraduras de cabeça para baixo em suas casas e portas. As pessoas pensavam que as bruxas temiam cavalos, e fugiam de qualquer lembrança deles.

    domingo, 10 de junho de 2012

    Sempre “Deus abençoe” ou''Saúde''um espirro

     


    Na maioria dos países de língua inglesa, é educado responder a um espirro de uma outra pessoa dizendo “Deus te abençoe”. No Brasil, também há o costume de dizer simplesmente “Saúde”.
    Apesar de encantamentos de boa sorte terem acompanhado em todas as culturas os espirros durante milhares de anos (todos em grande parte ligados à crença de que o espirro expulsa espíritos malignos), esse costume em particular começou no século VI d.C., por ordem expressa do Papa Gregório, o Grande.
    A peste terrível estava se espalhando através da Itália na época. O primeiro sintoma era espirros crônicos graves, e isso muitas vezes era rapidamente seguido de morte. O Papa Gregório pediu que os saudáveis orassem pelos enfermos, e ordenou que respondessem a espirros, ao invés do normal “Que você possa desfrutar de boa saúde” pelo mais urgente “Deus te abençoe!”. Se uma pessoa espirrasse quando estivesse sozinha, o Papa recomendou que dissesse para si mesma uma oração em forma de “Deus me ajude”.

    Bater na madeira para evitar azar

    Embora os historiadores digam que isso pode ser um dos costumes mais prevalentes nos Estados Unidos, sua origem é muito duvidosa. “Alguns atribuem isso ao rito religioso antigo de tocar um crucifixo ao fazer um juramento”, Goldsmith escreveu. Alternativamente, “entre os camponeses ignorantes da Europa, pode ter tido o seu início o hábito de bater bem forte para manter os maus espíritos longe”

    Quando derramar sal, jogue um pouco sobre seu ombro esquerdo para evitar azar

    Derramar sal tem sido considerado azar por milhares de anos. Cerca de 3.500 a.C., os sumérios antigos anulavam a má sorte de derramar sal jogando uma pitada sobre seus ombros esquerdos. Este ritual se espalhou para os egípcios, os assírios e, mais tarde, os gregos.
    A superstição, em última análise, reflete o quanto as pessoas valorizavam (e ainda valorizam) o sal como tempero para o alimento. A etimologia da palavra “salário” mostra o quão altamente valorizamos isso. De acordo com Panati, “O escritor romano Petrônio, no Satyricon, originou ‘não vale o seu sal’ como opróbrio para os soldados romanos, que recebiam subsídios especiais de porções de sal, chamados salarium – “dinheiro sal” -, a origem da nossa palavra ‘salário’”.

    Espelho quebrado dá sete anos de azar

    Na Grécia antiga, era comum que as pessoas consultassem “videntes de espelho”, que diziam suas fortunas através da análise de suas reflexões. Como o historiador Milton Goldsmith explicou em seu livro “Signs, Omens and Superstitions” (tradução livre, “Sinais, Presságios e Superstições”) (1918), “a adivinhação era realizada por meio de água e um espelho. Isto era chamado catoptromancia. O espelho era mergulhado na água e uma pessoa doente era convidada a olhar para o copo. Se sua imagem aparecia distorcida, ela corria o risco de morrer; se clara, ela viveria”.
    No primeiro século d.C., os romanos acrescentaram uma ressalva para a superstição. Naquela época, acreditava-se que a saúde das pessoas mudava em ciclos de sete anos. Uma imagem distorcida resultante de um espelho quebrado, portanto, significava sete anos de má saúde e infortúnio, em vez de morte.
     

    É má sorte andar debaixo de uma escada inclinada

    Esta superstição realmente tem origem há 5.000 anos no Egito antigo. Uma escada encostada a uma parede forma um triângulo, e os egípcios consideravam esta forma sagrada. Para eles, triângulos representavam a trindade dos deuses, e passar por um triângulo era profaná-los.
    Essa crença fez seu caminho através dos tempos. “Séculos mais tarde, os seguidores de Jesus Cristo usurparam a superstição, interpretando-a à luz da morte de Cristo”, explicou Panati. “Como uma escada descansou contra o crucifixo, tornou-se um símbolo de maldade, morte e traição. Andar sob uma escada trazia desgraça”.
    Na Inglaterra, em 1600, os criminosos eram obrigados a caminhar debaixo de uma escada em seu caminho para a forca.
     

    Dá azar abrir um guarda-chuva dentro de casa

    Embora alguns historiadores acreditem que esta crença vem de tempos antigos egípcios, as superstições a cerca dos guarda-sóis dos faraós eram realmente muito diferentes e, provavelmente não relacionadas a crença moderna do guarda-chuva. A maioria dos historiadores acha que o alerta contra guarda-chuva dentro de casa se originou muito mais recentemente, na Inglaterra vitoriana.
    Em “Extraordinary Origins of Everyday Things” (tradução livre, “Origens Extraordinárias de Coisas Cotidianas”) (Harper, 1989), o cientista e autor Charles Panati escreveu: “Em Londres do século XVIII, quando os guarda-chuvas à prova d’água de metal começaram a se tornar uma visão comum, o seu mecanismo rígido tornava um verdadeiro perigo para ser aberto dentro de casa. Um guarda-chuva abrindo de repente em um quarto pequeno poderia ferir gravemente um adulto ou uma criança, ou quebrar um objeto. Mesmo um acidente menor poderia provocar palavras desagradáveis ou uma briga, sinal de má sorte em uma família ou entre amigos. Assim, a superstição surgiu como um elemento para impedir as pessoas de abrirem um guarda-chuva dentro de casa”.

    Quem sou eu ?

    Olá, meu nome é Juliana e admito que sou muito superticiosa.
    Mas por que não andamos debaixo de escadas? Por que, depois de expressar otimismo, batemos na madeira? Por que as pessoas não religiosas pedem que “Deus abençoe” um espirro? Por que evitar a todo custo abrir um guarda-chuva dentro de casa?Através do meu blog você irá conhecer a origem dessas e outras supertições ao redor do mundo.
    Espero que goste...
    Beijos